Informe Tess - 16/08/19
ANVISA abre consultas públicas sobre Cannabis Sativa medicinal

Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 14 de junho de 2019, duas Consultas Públicas sobre (i) a regulamentação do cultivo controlado da Cannabis Sativa, para uso medicinal e cientÃfico e (ii) registro de medicamentos provenientes dos princÃpios ativos da planta.
As consultas públicas foram elaboradas pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e permitem o envio de contribuições acerca do tema, por meio de formulário disponÃvel no próprio site da Agência.
O prazo de envio se encerra no dia 19 de agosto de 2019 e qualquer cidadão pode contribuir, inclusive por meio de carta, caso não possua acesso à Internet.
O formulário disponÃvel para contribuições recomenda a exposição de evidências concretas, utilizando-se de referências bibliográficas e argumentos concretos, técnicos ou cientÃficos, além de destacar que a consulta pública não trata de votação, referendo ou enquete, visando apenas a ampliação e otimização dos debates.
A Consulta Pública 654/2019 trata do tema do registro e monitoramento de medicamentos produzidos à base de Cannabis spp., seus derivados e análogos sintéticos.
Já, a Consulta Pública 655/2019 trata dos requisitos técnicos e administrativos para o cultivo da planta por empresas farmacêuticas, única e exclusivamente para fins medicinais e cientÃficos.
Vale lembrar que as contribuições são públicas e estarão visÃveis a qualquer interessado. A ANVISA fará análise das contribuições, podendo promover novos debates, que contribuirão ainda mais para uma eventual aprovação de uma proposta de liberação do uso medicinal da planta.
A importação de medicamentos à base de canabidiol é permita desde 2015, porém o processo contempla uma série de demandas e altos custos. Com a liberação interna, acredita-se que os custos irão diminuir significantemente, possibilitando tratamento de mais pessoas.
Com a crescente discussão do tema, as portas do mercado interno medicinal da Cannabis parecem estar aos poucos se abrindo, o que deve resultar em abertura de espaço para investimentos e avanço no tratamento de diversas doenças.
Para mais informações e acesso aos formulários, é possÃvel acessar a Ãntegra da notÃcia veiculada pela ANVISA e as Consultas Públicas nos links abaixo:
Consulta 654/2019 – http://portal.anvisa.gov.br/consultas-publicas#/visualizar/398354
Consulta 655/2019 – http://portal.anvisa.gov.br/consultas-publicas#/visualizar/398355